30/10/2024
Além dos trabalhos manuais, os estudantes puderam observar células reais no microscópio em uma experiência pedagógica visual e interativa.
Em uma ação que uniu criatividade e observação, alunos das 1ªs séries A e B do Ensino Médio do Colégio Anglo Salto participaram de uma atividade prática de biologia, explorando o universo celular de forma concreta e dinâmica. As maquetes caprichosamente elaboradas pelos estudantes tornaram o conteúdo visual e próximo da realidade, proporcionando uma experiência de aprendizado além das páginas dos livros.
As células, componentes microscópicos fundamentais do corpo humano, são tema frequente em exames como vestibulares e ENEM e, por isso, a atividade visou aprimorar o conteúdo teórico e despertar o interesse dos alunos em um nível mais profundo. Cada grupo utilizou materiais diversos para representar as diferentes partes celulares, como membranas, citoplasma, núcleo, etc.
O objetivo da atividade foi tornar mais acessível a compreensão de tópicos que costumam ser desafiadores para os estudantes, principalmente quando estão restritos ao material didático. Nesse sentido, a construção das maquetes ajuda a fixar o conhecimento de maneira prática, reforçando o que é aprendido em sala de aula e permitindo uma assimilação mais efetiva dos conceitos.
Além das maquetes, os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de observar células reais em uma sessão no laboratório de ciências do Colégio Anglo Salto, promovendo um contato direto com a realidade microscópica que existe em todo organismo. A prática biológica no Colégio Anglo Salto exemplifica como métodos didáticos dinâmicos podem despertar o interesse dos jovens pela ciência e pela biologia.