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Práticas que estimulam a autonomia infantil

16/12/2024

Incentivar a autonomia infantil é um processo que começa dentro de casa e envolve a introdução de pequenas responsabilidades no dia a dia das crianças. Tarefas simples, como guardar brinquedos ou ajudar a organizar a mesa para as refeições, são excelentes pontos de partida. A autonomia não se trata apenas de independência, mas também de ensinar responsabilidade e a capacidade de tomar decisões adequadas à idade.

Atribuir atividades adequadas a cada faixa etária é uma forma eficaz de desenvolver essa habilidade. Por exemplo, crianças de 2 a 3 anos podem começar a guardar brinquedos e separar roupas sujas. Já as de 4 a 6 anos conseguem arrumar o quarto ou preparar lanches simples com supervisão. Para aquelas com 7 anos ou mais, organizar a mochila escolar e verificar as lições de casa são tarefas apropriadas que promovem disciplina e senso de compromisso. “O incentivo à autonomia em casa reflete diretamente no comportamento e no aprendizado das crianças, ajudando-as a se tornarem mais confiantes e organizadas”, afirma Derval Fagundes de Oliveira, diretor do Colégio Anglo Salto. 

Além de participar de tarefas domésticas, oferecer escolhas é uma prática fundamental. Permitir que as crianças decidam entre duas opções de roupas ou atividades promove a sensação de controle e fortalece a autoestima. O diálogo também desempenha um papel importante nesse processo: ao incluir a criança em discussões sobre temas que a afetam, como a organização de horários ou decisões sobre o lazer, ela desenvolve habilidades de reflexão e tomada de decisão.

A autonomia adquirida em casa tem impacto direto no desempenho escolar. Crianças autônomas tendem a ser mais organizadas e responsáveis com os estudos, além de demonstrarem maior iniciativa na resolução de problemas. Com o hábito de refletir sobre erros e acertos, elas aprendem a lidar com desafios de forma construtiva. Como afirma Derval, “as crianças que aprendem a tomar decisões e enfrentar desafios em casa levam essas habilidades para a escola e para a vida.”

Por fim, criar um ambiente que promova a autonomia infantil requer equilíbrio entre orientação e liberdade. Evitar a superproteção e permitir que as crianças enfrentem pequenos desafios as prepara para o aprendizado contínuo. O erro, nesse contexto, deve ser encarado como parte natural do processo, contribuindo para o desenvolvimento da resiliência e da autoconfiança. Para saber mais sobre Autonomia, visite https://www.pastoraldacrianca.org.br/autonomia-infantil e https://novaescola.org.br/conteudo/21893/estrategias-para-fortalecer-a-autonomia-e-a-responsabilidade-dos-alunos?_gl=1*7xe5rj*_gcl_au*MzA3NzIzNzQ4LjE3Mjc3MjgyNTU.

 

 


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