19/02/2025
No Anglo Salto, a Química se torna uma aula envolvente unindo teoria e prática para garantir o aprendizado efetivo.
Quem nunca achou que Química era um bicho de sete cabeças? Afinal, quantos já não se depararam com fórmulas complicadas, equações misteriosas e reações difíceis de entender? Mas no Colégio Anglo Salto, a história é diferente. Aprender nunca foi tão divertido. Não é todo dia que se vê uma sala cheia de balões, né? Eles fizeram parte de uma aula criativa, permitindo que os estudantes realmente visualizassem o que estavam aprendendo.
Na turma das 2ª séries A e B do Ensino Médio, por exemplo, uma aula prática ajudou a compreender as variáveis de estudo dos gases: pressão, volume e temperatura. Para isso, o material escolhido foi simples e divertido: balões. Sob a orientação do professor Bragatto, da disciplina de Química, foi possível observar, de forma clara, como a temperatura e o volume são grandezas diretamente proporcionais.
A Química, como sabemos, pode ser desafiadora, com conceitos abstratos que exigem mais do que apenas leitura e memorização. É nesse momento que o trabalho inovador dos professores do Anglo Salto se destaca. Com dedicação e criatividade, conseguem tornar o aprendizado mais acessível e estimulante. O objetivo vai além de ensinar; busca-se engajar, despertar o interesse e fazer com que o conteúdo seja absorvido de forma significativa.
Em diversas disciplinas, a chave para captar a atenção está na criatividade. Para engajar os estudantes desde o início da aula, vale apostar em atividades diferenciadas, como vídeos, músicas, jogos ou até debates. Qualquer estratégia que fuja do tradicional, mas que tenha um propósito pedagógico claro, contribui para uma experiência de aprendizado mais dinâmica e envolvente. Essas abordagens criativas impactam diretamente no desempenho e na valorização dos estudantes, tornando o processo de ensino mais eficaz e prazeroso.