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   Segundo idioma fortalece o aprendizado desde a infância

Fluência em outra língua amplia repertório e conexões cerebrais

18/04/2025

Crianças que têm contato com uma segunda língua ainda nos primeiros anos de vida tendem a desenvolver habilidades cognitivas de forma mais ampla e natural. Entre os dois e três anos, o cérebro apresenta uma alta plasticidade, o que facilita a assimilação de novos sons, vocabulários e estruturas gramaticais. Isso permite que o aprendizado de outro idioma ocorra com fluidez e sem prejuízo para o domínio da língua materna.

Especialistas em linguística e neurociência afirmam que essa fase é propícia para o desenvolvimento bilíngue. Estudos como os conduzidos pelo MIT e pelo Boston College apontam que, embora seja possível aprender um idioma em qualquer idade, o período ideal para alcançar fluência com naturalidade se estende até os 10 anos. Depois disso, o aprendizado continua possível, mas exige maior esforço e dedicação.

O domínio de uma nova língua estimula o pensamento crítico e amplia o repertório cultural dos estudantes”, afirma Derval Fagundes de Oliveira, diretor do Colégio Anglo Salto, no interior paulista.

Crianças que aprendem um segundo idioma desde cedo não apenas têm mais facilidade para se comunicar com falantes de outras línguas, como também demonstram mais autonomia na organização do pensamento e no raciocínio lógico. Isso ocorre porque o cérebro bilíngue é constantemente desafiado a alternar entre sistemas linguísticos diferentes, o que estimula a concentração, a memória e a criatividade.

Outro ponto importante é o estímulo à consciência metalinguística — a capacidade de refletir sobre a linguagem. Esse tipo de compreensão ajuda a criança a entender regras, estruturas e usos tanto da nova língua quanto do português, favorecendo também o desempenho em leitura e escrita.

A inserção do segundo idioma deve ser feita com naturalidade e prazer. Canções, histórias, jogos e vídeos com vocabulário acessível são ferramentas eficazes para despertar o interesse e manter o contato constante com o novo idioma. O incentivo dos pais, nesse processo, tem papel fundamental: acompanhar as atividades, valorizar as conquistas e criar um ambiente acolhedor são atitudes que fazem toda a diferença.

O sucesso da aprendizagem depende de fatores como regularidade, contexto e abordagem pedagógica. Seja em aulas formais, seja em momentos informais do cotidiano, o mais importante é tornar o idioma parte da vivência da criança, para que o aprendizado aconteça de forma espontânea e significativa. Para saber mais sobre idade e idioma, visite https://querobolsa.com.br/revista/com-quantos-anos-pode-aprender-um-segundo-idioma e https://marianakotscho.uol.com.br/larissa-fonseca/qual-a-melhor-idade-para-a-crianca-aprender-novos-idiomas.html

 


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