13/05/2024
Evento contribui para a conscientização dos estudantes sobre a doença e reforça a importância de trabalhar temas de saúde pública na escola
O aumento dos casos de Dengue em todo o país tem assustado a população. Motivado pela preocupação com a saúde e certos de que a prevenção é uma ação que compete a todos, o Colégio Anglo Salto ofereceu aos alunos uma palestra sobre prevenção à Dengue e o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde e envolveu praticamente todo o Colégio. A palestra, além de transmitir informações sobre contágio, sintomas e cuidados gerais, também foi um momento de esclarecer sobre os hábitos e ciclo de vida do mosquito, despertando a atenção e a curiosidade dos estudantes.
Nesse sentido, abordar a saúde na escola é fundamental para conscientizar alunos e a comunidade sobre a importância de adotar práticas saudáveis no dia a dia. O objetivo dos educadores é deixar claro que todo indivíduo, não importando a idade, tem papel fundamental no combate à Dengue.
E você também pode conferir abaixo as informações que fazem a diferença “nessa guerra” contra o mosquito.
Dengue – o que é?
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito.
Transmissão
O vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
Sintomas
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.
Prevenção
Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a Dengue, Chikungunya e Zika. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano: uso de telas nas janelas e repelentes, remoção de recipientes que possam se transformar em criadouros de mosquitos, vedação dos reservatórios e caixas de água, entre outras formas.
Tratamento
O tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos adequada. Por isso, conforme orientação médica, em casa deve-se realizar: repouso; ingestão de líquidos e não se automedicar.
Fonte: Dengue — Ministério da Saúde (www.gov.br)