Image de fundo Blor Home
Como o contato com STEM pode transformar a relação das crianças com o saber

Curiosidade, desafios e descobertas no mundo STEM

27/06/2025

Observar o crescimento de uma planta, montar um circuito elétrico ou investigar por que determinados materiais boiam ou afundam são experiências que, além de divertidas, despertam algo muito maior: o gosto pela descoberta. E é nesse tipo de vivência que o interesse das crianças por ciências, tecnologia, engenharia e matemática — as áreas que formam a sigla STEM — costuma florescer com mais intensidade.

O engajamento em STEM não depende de acesso a tecnologias de ponta, mas da criação de contextos em que o aprendizado faça sentido. Quando os estudantes percebem que o que aprendem pode ser usado para entender fenômenos do dia a dia ou resolver problemas concretos, a motivação cresce. Um simples projeto de construção com blocos pode estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a colaboração, competências fundamentais para o século 21.

A abordagem STEM não se resume a aprender conteúdos, mas a desenvolver uma forma de pensar que combina investigação, criatividade e resolução de problemas”, destaca Derval Fagundes de Oliveira, diretor do Colégio Anglo Salto. “É isso que torna essa proposta tão transformadora para o desenvolvimento dos estudantes”, complementa.

Ainda que o ensino tradicional organize o saber em disciplinas isoladas, o STEM valoriza a interdisciplinaridade e a experimentação. Não se trata apenas de ensinar fórmulas, mas de mostrar como matemática, ciências e tecnologia se relacionam. Essa conexão entre as áreas amplia a compreensão dos alunos e os prepara para desafios complexos, que exigem raciocínio integrado.

O incentivo à participação de meninas nas áreas de STEM também é um ponto importante. Durante muito tempo, prevaleceu a ideia equivocada de que ciências exatas seriam “naturais” apenas para alguns. O estímulo desde a infância, com igualdade de oportunidades, ajuda a romper essa barreira e mostrar que todos podem desenvolver habilidades científicas.

A família exerce um papel essencial nesse processo. Atividades simples, como brincar com kits de montagem, assistir a documentários sobre experimentos, visitar museus ou explorar a natureza, contribuem para reforçar a curiosidade e o espírito investigativo. Além disso, o apoio emocional dos responsáveis faz com que a criança se sinta encorajada a errar, tentar de novo e seguir aprendendo.

A combinação entre escola, família e experiências significativas forma a base para que o interesse por STEM seja duradouro. E esse envolvimento, mais do que formar futuros cientistas ou engenheiros, contribui para o desenvolvimento de cidadãos com pensamento crítico, autonomia e capacidade de transformar ideias em ações concretas.

Para saber mais sobre STEM, visite https://fia.com.br/blog/educacao-stem/ e https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/o-que-significa-stem-e-por-que-isso-e-tao-importante

 


Voltar

COMPARTILHE:

Este blog nasce com a missão de ser mais do que apenas um repositório de informações. Queremos criar uma comunidade vibrante e colaborativa, onde possamos discutir temas relevantes, explorar novas abordagens pedagógicas e encontrar soluções criativas para os desafios que enfrentamos na educação.

Siga-nos

Newsletter