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mãe e filha lendo livro

Quando o gosto pelos livros ajuda a escrever melhor

14/07/2025

Crianças que mantêm contato frequente com os livros costumam apresentar maior segurança na escrita e melhor compreensão de textos. Desde a leitura em voz alta na primeira infância até os momentos de leitura autônoma, cada fase traz contribuições importantes para o processo de alfabetização. As palavras lidas passam a servir de referência para a grafia correta, o vocabulário se expande naturalmente e a escrita começa a ganhar estrutura, fluidez e clareza.

Antes mesmo de saber escrever, a criança já assimila aspectos importantes da linguagem escrita ao ouvir histórias, reconhecer padrões e associar letras a sons. A leitura nessa fase inicial desperta o interesse pelas palavras e pela construção de sentido. Quando esse hábito se mantém, há um impacto direto na ortografia e na capacidade de elaborar textos coerentes. “A leitura oferece à criança um modelo rico e vivo da escrita, que contribui para a internalização das regras do idioma”, destaca Derval Fagundes de Oliveira, diretor do Colégio Anglo Salto.

Outro benefício relevante está na consciência fonológica — a habilidade de perceber os sons da fala — e na consciência morfológica, que permite compreender a formação das palavras. Ambas são essenciais para que a criança consiga distinguir entre grafias semelhantes e evite confusões frequentes na fase inicial da escrita. É a leitura que, muitas vezes, ajuda a fixar essas diferenças sem a necessidade de regras decoradas.

Quando o contato com os livros acontece de forma prazerosa e constante, os avanços na alfabetização se tornam visíveis. Os erros de ortografia diminuem, a escrita se torna mais organizada e o vocabulário utilizado cresce. Esse progresso, no entanto, precisa ser acompanhado com sensibilidade por pais e educadores. A correção excessiva pode gerar insegurança e travar a criatividade. O ideal é equilibrar leitura, escrita livre e revisões guiadas, sempre com incentivo e valorização dos avanços.

Além de contribuir para o domínio da escrita, a leitura também apoia o desenvolvimento emocional. Ao acompanhar personagens e enredos diversos, a criança aprende a lidar com sentimentos, a reconhecer diferentes pontos de vista e a exercitar a empatia. Isso torna o processo de alfabetização mais completo e significativo.

Cultivar o hábito de ler desde cedo é uma escolha que impacta positivamente não só o desempenho escolar, mas toda a formação do indivíduo. Quando a leitura faz parte do cotidiano, a alfabetização deixa de ser um desafio isolado e se transforma em uma jornada rica em descobertas e conquistas. Para saber mais sobre leitura, visite https://www.unifoa.edu.br/pratica-de-leitura-regular/ e https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/dificuldade-de-aprendizagem-de-leitura-e-escrita.htm

 

 


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