01/10/2025
Ao entrar na sala de aula, algo já chamava a atenção: as carteiras já não estavam dispostas em fileiras tradicionais. Metade da turma se organizava de um lado, a outra metade do outro, formando dois grandes grupos. No centro, o silêncio antes do início de uma atividade diferente: um debate estruturado sobre redes sociais.
A dinâmica ocorreu durante as aulas de Redação, com os alunos dos 9ºs anos A e B do Colégio Anglo Salto, e foi pensada com um propósito claro: proporcionar aos alunos a vivência prática da construção de ideias, da escuta respeitosa e da defesa consciente de pontos de vista.
O tema em questão: "As redes sociais oferecem mais benefícios ou malefícios aos jovens?", escolhido pela relevância e proximidade com a realidade dos estudantes. Afinal, trata-se de um universo que eles conhecem bem, mas que precisa ser compreendido com profundidade.
Durante a atividade, cada lado apresentou dados, exemplos e reflexões para sustentar opinião. Entre as falas, surgiram temas como o impacto da comparação nas redes, o uso excessivo de telas, os benefícios das conexões e o acesso à informação.
Em vez de repetir ideias prontas, os estudantes foram estimulados a problematizar, buscar causas, consequências e propor caminhos de equilíbrio no uso das redes sociais.
Mais do que um embate, o que se viu foi uma troca enriquecedora, em que cada aluno pôde se colocar, ouvir o outro e construir argumentos com base em repertório, lógica e empatia.
Essa proposta está alinhada com a visão pedagógica do Colégio Anglo Salto, que entende que formar bons redatores vai muito além de ensinar fórmulas para o vestibular. É preciso, antes de tudo, formar pensadores. Aulas como essa têm como objetivo expandir o olhar dos estudantes para o mundo ao redor, incentivando-os a se posicionar com embasamento, clareza e consciência.
Além disso, o repertório construído em sala é um diferencial importante na preparação para provas como o ENEM e vestibulares em geral. Temas atuais, como o uso das redes sociais, são frequentemente explorados nas propostas de redação, e a capacidade de articular ideias com profundidade e coerência pode ser determinante no desempenho dos alunos.
Pais e responsáveis que valorizam uma educação voltada para a formação integral do estudante podem se orgulhar de ver seus filhos envolvidos em discussões desse nível. O Colégio Anglo Salto compreende que a escola tem o papel de formar cidadãos preparados para o mundo, e isso inclui saber dialogar, respeitar opiniões divergentes e sustentar seus próprios pontos de vista com responsabilidade.
Outro ponto importante da atividade foi a abordagem sobre o uso consciente das redes sociais. Vivemos em uma era digital em que o tempo de tela cresce a cada ano e os jovens são usuários ativos de diversas plataformas. Mais do que alertar para os riscos, o colégio acredita que é fundamental educar para o uso responsável.
Ao discutir os impactos positivos e negativos das redes, os alunos passaram a refletir sobre seus próprios hábitos digitais. Perceberam, por exemplo, como o algoritmo influencia o tipo de conteúdo consumido, como a exposição exagerada pode afetar a saúde mental e como é possível utilizar essas ferramentas para fins produtivos, como estudo, divulgação de causas importantes e desenvolvimento de projetos.
Esses aprendizados contribuem diretamente para a formação de uma cidadania digital responsável, um dos pilares da educação contemporânea. Ao aprender a se posicionar com respeito, verificar informações antes de compartilhar, evitar discursos de ódio e usar as redes de forma saudável, os jovens se tornam protagonistas conscientes de sua atuação online e offline.
Um ensino que combina conhecimento técnico, reflexão crítica, ética e participação ativa. E é esse compromisso que o Colégio Anglo Salto reafirma em cada atividade. Saiba mais: Redação | Colégio Anglo Salto e Redação no topo do Enem | Colégio Anglo Salto